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quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Watch Dogs: demonstração na BGS 2013 traz inovações e visual impressionante

Watch Dogs foi exibido na BGS 2013 em uma sala de demonstração preparada pela Ubisoft. O grande cubo de vidro negro, bem no centro da feira, trazia sessões fechadas para imprensa e visitantes que mostravam um pouco do que o futuro título da produtora promete apresentar nos consoles da atual geração e nos novos videogames, como Xbox One e PS4.



Pronto para a próxima geração
Grande aposta da Ubisoft para a próxima geração, Watch Dogs tem visual e jogabilidade à altura de titãs como Dead Rising 3 e GTA5. Conversando com o diretor de animação do jogo, Colin Graham. Isso não é necessariamente um elogio: embora a proposta de misturar GTA com o hackeamento da cidade apaixone, identificamos parcelas da jogabilidade que foram descaradamente importadas de outras franquias da Ubi. A movimentação, 90% do tempo, foi extraída de Assassin's Creed e Splinter Cell; as parcelas de direção foram tiradas sem cerimônia do vindouro The Crew, também next-gen; o combate em tiro veio de Rainbow Six; a natação e a interface, também de Assassin's Creed.

A demo mostrada no Brasil não usou os aplicativos de celular que acompanharão o jogo final em nenhum momento, mas já estava localizada para português do Brasil nos textos. Os maiores destaques visuais são certamente a excelentíssima animação facial dos personagens, a movimentação fluida durante os momentos de parkour, e a iluminação, cheia de reflexos pelo chão, vidros, até na roupa dos personagens.


Possíveis problemas
Há do que reclamar, naturalmente. Na parte estética, o jogo tem um problema sério com as sombras, que não escondem nada realmente, pois são claras demais. Em um game no qual a furtividade é vendida como um elemento central da mecânica, isso é um problema sério para a imersão do jogador. Na parte da próprio jogabilidade, o recarregamento no botão L3 e o hackeamento no quadrado (ou Y, no Xbox) indica que o mapeamento de comandos tem alguns ajustes a serem feitos - algo que a Ubisoft já enfrenta em outras franquias, em especial com Rainbow Six. Por último, os tempos de carregamento são imensos - mais de trinta segundos, em alguns casos -, mas isso provavelmente está relacionado com o fato da versão apresentada ainda ser para testes.
O título está sendo desenvolvido por centenas de pessoas dividas em times na Inglaterra, em Paris e em Quebéc. A demo é clara: esta será a maior aposta da empresa para o ano que vem, e não é à toa que o jogo foi adiado para receber mais polimento. "A gente poderia ter lançado o jogo como está hoje, está num nível aceitável, mas vocês viram: há alguns bugs, problemas de animação, falta otimizar. Este é o primeiro jogo da franquia, se ele não sair perfeito, as pessoas vão perder o interesse. Precisa ter 95% [de aprovação crítica]", explicou Graham. Entre isso e o recentíssimo lançamento de GTA, havia motivo mais que suficiente.

Watchdogs será lançado em abril de 2014 para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e Wii U. Ele terá lançamento simultâneo no Brasil estará totalmente em português.

Muitos outros elementos dão a garantia de que a próxima geração está próxima: 
durante a chuva, cada gota rebate individualmente pelo chão e o torna molhado, as fagulhas que saem das armas dos personagens ficam por um pequeno período no ar, a refração da água nos rios levam em conta os feixes de luz direcionados a eles. Na parte da jogabilidade, qualquer elemento eletrônico da cidade pode ser hackeado de acordo com o contexto, e o jogo parece muito bem programado para reconhecer o que o jogador deseja fazer a qualquer momento.




Possíveis problemas

Há do que reclamar, naturalmente. Na parte estética, o jogo tem um problema sério com as sombras, que não escondem nada realmente, pois são claras demais. Em um game no qual a furtividade é vendida como um elemento central da mecânica, isso é um problema sério para a imersão do jogador. Na parte da próprio jogabilidade, o recarregamento no botão L3 e o hackeamento no quadrado (ou Y, no Xbox) indica que o mapeamento de comandos tem alguns ajustes a serem feitos - algo que a Ubisoft já enfrenta em outras franquias, em especial com Rainbow Six. Por último, os tempos de carregamento são imensos - mais de trinta segundos, em alguns casos -, mas isso provavelmente está relacionado com o fato da versão apresentada ainda ser para testes.

O título está sendo desenvolvido por centenas de pessoas dividas em times na Inglaterra, em Paris e em Quebéc. A demo é clara: esta será a maior aposta da empresa para o ano que vem, e não é à toa que o jogo foi adiado para receber mais polimento. "A gente poderia ter lançado o jogo como está hoje, está num nível aceitável, mas vocês viram: há alguns bugs, problemas de animação, falta otimizar. Este é o primeiro jogo da franquia, se ele não sair perfeito, as pessoas vão perder o interesse. Precisa ter 95% [de aprovação crítica]", explicou Graham. Entre isso e o recentíssimo lançamento de GTA, havia motivo mais que suficiente.


Watchdogs será lançado em abril de 2014 para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e Wii U. Ele terá lançamento simultâneo no Brasil estará totalmente em português.


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