Google+ Style Gamer: DualShock 4 no PS3, mudança nos botões analógicos e mais revelações da Sony Google+

terça-feira, 29 de outubro de 2013

DualShock 4 no PS3, mudança nos botões analógicos e mais revelações da Sony

O DualShock 4, controle do PS4, funcionará no PlayStation 3 e trará mudanças em relação ao controle da geração atual. O novo joystick trará um sistema completamente digital, substituindo os antigos mecanismos analógicos, segundo o diretor de planejamento de produtos da Sony, Toshimasa Aoki. A mudança exigiu alterações no design do controle e componentes internos completamente novos, que captam os comandos dos jogadores de forma diferente.


O que muda no controle

Com o PlayStation 4, a Sony abandona definitivamente os sensores de pressão no controle. Presentes desde o PS2, os mecanismos serviam para detectar a profundidade e força com as quais o jogador estava apertando os botões, transformando isso em dados que poderiam ser usados pelos desenvolvedores. Alterações sutis na aceleração e frenagem em jogos de corrida, por exemplo, seriam uma maneira de utilização. Porém, a função acabou não se tornando popular entre os produtores de games.

Buscando inspiração nos controles do Xbox 360 e Wii U


Em uma entrevista para o Venture Beat, Toshimasa Aoki da Sony conversou sobre o processo do desenvolvimento do DualSock 4. Aparentemente a empresa testou mais de vinte diferentes protótipos antes de chegar ao produto final. Os controles foram alterados para parecerem mais com o do Xbox 360, e a Sony até chegou a tentar uma configuração parecida com a do Wii U, com o botão analógico no topo. No fim, não houve retorno o bastante para garantir uma mudança radical no layout do controle.


“Para os botões analógicos, nós fizemos testes com eles no topo, pois o Xbox possui o analógico da esquerda no topo (acima do D-pad). Especialmente dos times shooters, nós tivemos um retorno que era o que eles queriam. Eles sabiam que os consumidores gostam do 360 para jogos de tiro”, atestou Aoki.

Mesmo assim, com a adição do touchpad, e remoção dos botões “start” e “select”, o design do controle já passou por mudanças substanciais em comparação à fórmula clássica do DualShock. Depois de três gerações com o mesmo design antigo, é bom ver algo diferente.

DualShock 4 no PS3


Embora a interação possa parecer ultrapassada para inúmeros jogadores, alguns games lançados para as duas plataformas poderão explorar funcionalidades avançadas. O DualShock 4 traz como principais novidades um touch pad no topo do dispositivo, um sensor de seis eixos, um led de identificação, um botão específico para compartilhamento, um alto-falante e entradas para fones de ouvido.


Ainda não existe confirmação de que o suporte funcione em todos os jogos lançados para o PlayStation 3. O único teste realizado até o momento foi feito com o game Urban Trial Freestyle. A Sony ainda não divulgou informações oficiais relacionadas ao assunto, porém novos dados deverão surgir conforme nos aproximamos do lançamento do console.

Milímetros de diferença

Aoki também revelou uma curiosidade interessante sobre o design do joystick do PlayStation 3, que pouca gente deve ter reparado. No controle, há uma diferença de milímetros na distância entre os botões Círculo e Quadrado, quando comparados ao Triângulo e Círculo. A necessidade de uma superfície sensível ao toque com o maior tamanho possível, porém, acabou motivando o fim desse pequeno detalhe.


Agora, segundo o designer da Sony, os botões formam uma cruz perfeita. A ideia era economizar espaço e permitir que o touchpad do DualShock 4 fosse maior sem aumentar o tamanho do joystick como um todo. A alteração é tão sutil que, segundo Aoki, pouquíssimas pessoas a perceberam durante os testes do controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário