Google+ Style Gamer: Slender, Amnesia e Dead Space; confira os melhores jogos de terror para PCs Google+

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Slender, Amnesia e Dead Space; confira os melhores jogos de terror para PCs

Para funcionar bem, um jogo de terror precisa fazer o oposto da maioria dos outros gêneros: tirar o poder das mãos do jogador. Para se sentir com medo é importante ser mortal e fraco diante do perigo, é necessário um sentimento de impotência que poucos desenvolvedores conseguem alcançar de maneira adequada. Confira:

O mais barato: Amnesia: The Dark Descent



Amnesia é de longe um dos melhores jogos produzidos nos últimos dez anos. Baseado ligeiramente na obra de Lovecraft, você joga com um homem que acorda em um castelo desolado sem memória. Uma carta, escrita por você mesmo, diz que você deve matar o barão, e que neste exato momento, existem dezenas de coisas no lugar lhe perseguindo.

O jogo é bem assustador e tudo que você pode fazer com os inimigos é se esconder e torcer para que eles não o vejam. Fora isso, os desenvolvedores brincam com a sempre excelente ideia da insanidade, com seu personagem enlouquecendo aos poucos enquanto caminha pelos corredores escuros do castelo.


Uma das melhores coisas sobre Amnesia é seu preço, fruto do trabalho do estúdio independente Frictional Games, o jogo costuma a ser vendido por cerca de R$ 30 no Steam e outros serviços de compras de jogos pela web, porém ele aparece frequentemente em promoções, podendo ser encontrado quase todos os meses por R$ 10.

O mais clássico: Alone in the Dark


O inventor do gênero hoje conhecido como Survival Horror, Alone in the Dark foi produzido em 1992 e é considerado o jogo que te colocava pela primeira vez em uma situação de desespero diante de seus inimigos. Novamente inspirado pelas histórias de H.P. Lovecraft, você joga com Edward Canrby, um investigador particular que é contratado para investigar uma mansão assustadora aonde um artista plásticos cometeu suicídio recentemente.

Alone in the Dark é brutal, depois de poucos minutos do jogo ter começado, já existem dezenas de criaturas dedicadas a acabar com sua vida de maneira rápida e direta. O título também apresenta uma boa quantidade de sustos. É preciso pensar muito e ter bastante habilidade para ser bem sucedido e continuar a história do jogo.


O melhor jogo Gratuito: Slender


Slender é um jogo gratuito, que pode ser baixado por qualquer um na página oficial da desenvolvedora. Um simples jogo em primeira pessoa, você encarna alguém tentando desencavar oito manuscritos relacionados a estranha figura conhecida como Slender Man.

Com pouca iluminação e uma boa trilha de efeitos, o jogo é simples e rápido, mas consegue ser muito eficiente no quesito susto. A própria criatura do título, baseado em uma lenda urbana, parece um tanto tosca, mas é extremamente assustadora dentro do contexto.


O mais polêmio: Phantasmagoria


Em uma era onde os computadores começavam a se tornar uma alternativa para os jogos, Phantasmagoria chocou o mundo. No point and click, você assumia o controle de Adrienne, que começa a notar alguns eventos sobrenaturais em sua residência e precisa sobreviver a eles.

O game ficou popularmente conhecido por apresentar cenas pesadas de conteúdo sexual e violência, em cenas com atores de verdade, o que ampliou o realismo do título. O jogo foi banido em centenas de países e um dos primeiros a contar com uma classificação etária para maiores de 18 anos.


O melhor de 2012: The Walking Dead: The Game


Produzido em 2012 pela Telltales, Walking Dead é um point-and-click muito diferente do usual. Com um roteiro impressionante e bem escrito, além de personagens muito carismáticos o jogo dividido em cinco capítulos foi tão popular entre a crítica que foi considerado por muitos o melhor do ano de seu lançamento.

Com gráficos e jogabilidade simplista, Walking Dead se sustenta por uma narrativa voltada para o drama humano e a impotência dos personagens diante da tragédia de viver em um mundo pós-apocalíptico. O sucesso foi tão grande que uma continuação já foi encomendada para a desenvolvedora.


O Melhor Mod: Cry of Fear


Half Life é um jogo fantástico que até hoje é sinônimo de piada por não ter ganhado ainda sua terceira continuação. Sua comunidade de fãs também é responsável por alguns dos melhores e mais populares mods do mercado (como Counter Strike), Cry for Fear é um dos melhores exemplos.

O mod é uma campanha inteiramente nova para uma pessoa, narrando a história de um adolescente que acorda sem memória em um beco de Estocolmo na Suécia. O único caminho de saída está repleto de abominações, e você nunca consegue distinguir o que é real e o que é a sua cabeça. O mod ficou tão bom e se tornou tão popular que será lançado gratuitamente como um jogo próprio para Steam em um futuro próximo.


A melhor adaptação: Call of Cthulhu – Dark Corners of the Earth


Depois de tantos jogos inspirados na obra do Mestre do Horror, H.P. Lovecraft, finalmente temos um título adaptado diretamente de seus contos. Lançado para PC e Xbox este belíssimo jogo combinava mais ou menos cinco histórias dentro de uma só, a clássica “A Shadow over Innsmouth”, “Dagon”, “Call of Cthulhu” e “The Shadow Out of Time”. O resultado é surpreendentemente positivo.


Durante a maior parte do jogo você é um homem acuado, em uma cidade medonha onde todos querem lhe ver morto. É preciso fugir muito, se esconder, e torcer para que seu personagem não enlouqueça muito rápido e cometa suicídio. Ainda que a parte final do jogo seja consideravelmente mais fraca, graças a evolução do personagem e suas armas, que começam a se tornarem fortes demais ao ponto de permitir matar seus inimigos (o que gera certa satisfação, mas diminui o fator assustador), Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth é um jogo excepcional que 
merece ser mais conhecido.

Os melhores gráficos: Dead Space


Na mais recente geração de consoles e PCs, surgiu um jogo que prestava uma grande homenagem aos populares clássicos de survival horror dos anos 90. Dead Space foi uma das melhores surpresas dessa geração, reproduzindo com maestria todas as qualidades dos bons jogos de horror em gráficos de ponta.

Dead Space fez tudo certo, boa história, bons personagens, ambiente assustador, inimigos assustadores, escassez de recursos e um excelente drama psicológico. O único problema foram as continuações, a impressão que temos é que o jogo está constantemente recebendo mais sequências que o empurram cada vez mais para o campo da ação e longe do campo do horror. Porém, sempre com um visual único que apresenta um incrível sistema de sombra e luz, além de inimigos e personagens muito bem definidos.


O mais popular: Resident Evil


Resident Evil deixou o mundo do horror há alguns jogos. Apesar disso não podemos esquecer sua importância como principal nome do gênero Survival Horror. Sem a estrondosa popularidade do game da Capcom a maioria dos jogos desta lista nunca teria sido desenvolvida. Com mais de 70 milhões de jogos vendidos, uma franquia com quase dez filmes entre live-action e animações, quadrinhos, livros e jogos de tabuleiro, Resident Evil é sem dúvidas uma das maiores marcas já lançadas pela indústria de games.


Toda essa popularidade é justificada, Resident Evil 1I e 2 estão de muito longe entre os melhores jogos de sua geração. Com personagens carismáticos, uma atmosfera aterradora, inimigos bizarros e muitos sustos, os jogos da série viraram uma fenômeno e abriram a porta para vários títulos do mesmo estilo incluindo Silent Hill.  Apesar da transformação da franquia, Resident Evil se encontra entre os melhores jogos de ação das gerações atuais, entretanto, o gênero survival horror está cada vez mais distante da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário