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quinta-feira, 6 de junho de 2013

Hawken ou MechWarrior Online: a batalha dos games de robôs gigantes

Com a chegada de Hawken e MechWarrior Online , os fãs de robôs gigantes têm motivos para ficarem animados, pois ambos os jogos são gratuitos para PC e inteiramente baseados nos grandes e poderosos Mechs. Decidimos então fazer uma comparativo para que você descubra qual deles é mais adequado ao seu estilo de jogo.


É importante lembrar que os dois títulos ainda não foram lançados oficialmente, mas gozam de uma grande comunidade de jogadores graças aos seus betas abertos ao público. Ainda que possam ocorrer diferenças nas versões finais, a fase de testes tem sido longa e intensa, nos permitindo analisar estes jogos em detalhes.

Hawken:

Hawken é uma nova franquia que acaba de ser iniciada, isso possibilita que seus criadores tenham muito mais liberdades na hora de criar seus mechs, desenvolver as regras que os regem e como seu mundo funciona. A opção aqui foi pela simplicidade, característica bastante incomum para este gênero.


No cenário de Hawken os jogadores vivem em um futuro distópico, em um lugar muito semelhante a Terra. A história ocupa um segundo plano em um jogo que tem em seu foco batalhas entre robôs gigantes. Adotando o modelo free-to-play, os jogadores começam sua árdua caminhada com apenas um Mech de assalto. Novos modelos, assim como novos armamentos podem ser conquistados com dinheiro dentro do jogo o que requer muito tempo e uma quantidade grande de partidas, ou você pode usar o seu cartão de crédito pessoal, que torna tudo mais fácil e rápido.

MechWarrior Online:

MechWarrior Online é baseado na duradoura franquia BattleTech que entre games, RPGs, quadrinhos e livros conseguiu completar 30 anos de idade. Com tamanho pedigree, o jogo deve ser considerado uma das maiores referências dentro do gênero. Dois grandes grupos rivais travam uma guerra eterna, os Clãs contra a Inner Sphere, usando robôs gigantes como armamento e o planeta inteiro como campo de batalhas.


Se Hawken segue por uma via mais ligada a Call of Duty, o novo jogo do universo BattleTech é um MMO de ação. Isso significa muita customização, dezenas de itens, motores, armas, membros e todo tipo de upgrade para cada um dos Mechs. Outro fator crucial de diferenciação é que MechWarrior é acima de tudo um jogo de equipe. Todas as missões são realizadas em conjunto com outros jogadores, organizados de maneira equilibrada entre duas equipes de habilidades similares.

Jogabilidade:

O grande destaque de Hawken é a sua jogabilidade dinâmica ideal para os jogadores de FPSs modernos, nele você corre, atira e reage em um piscar de olhos, mas tudo isso dentro do cockpit de um grande Mech. O título foi totalmente desenvolvido em cima desta movimentação constante, e isso o diferencia muito de todos os demais jogos com robôs gigantes, normalmente mais similares a tanques de guerra gigantescos do que com atiradores acrobatas.

Existem vários modos de jogo com objetivos interessantes. O modo cerco, por exemplo, obriga os jogadores a reunirem a maior quantidade de energia possível no campo de batalha e a equipe que conseguir ativa uma grande nave que ajuda na destruição da base inimiga. Para aqueles que procuram por simplicidade, basta entrar no modo deathmatch e derrubar o maior número de robôs adversários.


MechWarrior Online por sua vez, segue na contramão de Hawken, exigindo muito mais estratégia do que velocidade. O grande foco do jogo está no trabalho em equipe, dependendo muito de comunicação por voz, e o sistema apresentado no beta funciona de maneira excelente. Fica mais simples coordenar ataques, entender o posicionamento e montar planos de invasão quando se pode conversar em tempo real com os seus colegas de time. Ataques executados de maneira conjunta dão mais pontos e permitem que você evolua melhor o seu Mech, resultando em um jogo que exige cooperação o tempo inteiro.

Com cenários maiores, mais variedades de missões e uma jogabilidade mais lenta e complexa, MechWarrior se mostra bem diferente da maioria dos jogos do mercado moderno se aproximando intensamente das épicas batalhas retratadas nos livros de BattleTech.

Os Mechs:

Os Mechs de Hawken são pouco usuais, e não apenas pela sua velocidade. Eles apresentam pouca variedade e possuem um número pequeno de upgrades. Ao iniciar uma partida você deverá escolher uma arma e as cores do seu robô. O processo acaba tornando tudo ainda mais parecido com um jogo de tiro em primeira pessoa, no qual, no máximo, você escolhe suas armas e seus perks antes de entrar na arena.


Se você quer um jogo no qual você pilota mechs gigantescos, não precisa se preocupar muito com detalhes de customização e pode aproveitar todos os seus anos de experiência em Call of Duty, Hawken foi feito para você.

Já MechWarior Online faz jus ao cenário de BattleTech,  obrigando o jogador a pensar em tudo o que for usar. Munição tem de ser comprada, as armaduras se desgastam e exigem reparo, você deve comprar coolers para evitar superaquecimento e etc. Fora isso você deve decidir onde guardar cada um dos itens adquiridos, colocar sua munição extra nos braços pode significar uma explosão do seu Mech caso esta região seja atingida. Por esta razão, cada robô é completamente individual e único, precisando de uma manutenção cuidadosa de seu arsenal após cada batalha, nesse sentido MechWarrior se mostra um jogo bem mais complexo e difícil que Hawken.

Conclusão:

Afinal, qual é o melhor jogo? Esta pergunta irá variar muito de acordo com seu gosto pessoal. Hawken é um jogo mais dinâmico, simples e rápido, que pode ser jogado de maneira mais casual e não requer muita pesquisa. Seu principal defeito é que a falta de opções mais profundas acaba o tornando um pouco repetitivo.


MechWarrior, por sua vez, é para os fãs mais apaixonados por este universo de robôs gigantes, já que nele você tem tantas opções e riqueza de detalhes que poderá perder horas decidindo o material dos parafusos do seu Mech. Exageros à parte, de um ponto de vista de jogabilidade, MechWarrior também tem mais a oferecer, é um jogo mais desafiador e estratégico, podendo deixar os jogadores interessados por mais tempo.

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