Google+ Style Gamer: Evolve é um jogo diferente a cada rodada Google+

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Evolve é um jogo diferente a cada rodada

Até agora o que todo mundo sabe é aquela premissa básica do jogo: Evolve é um FPS multiplayer. Você pode jogar com um dos quatro seres humanos de uma equipe de caçadores que está atrás de um monstro, o quinto jogador.


Cada personagem tem um papel diferente, e cada papel é importante. No segundo que você não estiver se esforçando, sua equipe saberá. Isto não é uma arena para 64 jogadores onde você se encontra emboscado por todos os cantos do mapa, esperando para morrer e reaparecer em outro lugar do mapa em questão de segundos. Esta é uma operação bem íntima envolvendo uma equipe de caçadores que têm de trabalhar juntos para sobreviver e matar, caso contrário, irão desmoronar. E rapidamente.


Classe “armador” é a classe mais exclusiva para este jogo de gato e rato, especificamente voltada para capturar o inimigo principal. A ideia é conter o mostro e forçar uma luta, e isso pode ser através da criação de uma barreira em torno dele e da sua equipe, bem como acertá-lo com um arpão para que ele não possa ganhar distância ou vantagem de altura. Essa nova versão da classe – chamada de Maggie – é ainda mais especial: ela tem um bichinho de estimação, a Daisy, que, no começo do jogo vai procurar o monstro pra você, desde que consiga acompanhá-la.

Daisy é basicamente uma quinta companheira da equipe. Ela pode até mesmo reviver jogadores abatidos, o que é particularmente útil quando todo mundo está distraído desempenhando seu papel. Se a “armadora” pode se mover rapidamente, Daisy pode encontrar o monstro antes que os outros, já no começo do jogo, antes que ele tenha a chance de comer as criaturas do mapa e evoluir para uma nova etapa ainda mais forte.


Quando o encontra, Maggie pode fazer um campo de força para conter o monstro e forçar a primeira batalha. Quanto mais cedo o monstro for capturado, melhor para a equipe. O objetivo da criatura é ficar longe o suficiente dos caçadores para poder subir de nível e aumentar seus poderes.


Depois que ele for capturado, é hora da classe de “ataque” lidar com a maior parte do dano. O Hyde foi o último personagem apresentado dessa classe, ele é um bruta-montes e carrega um lança-chamas – a arma mais poderosa, mas também mais limitada do jogo. Ela tem um alcance curto, então a maioria dos encontros com o monstro terão de ser de perto. Na rodada em que joguei com Hyde, achei difícil conter o ataque de fogo do monstro com o lança chamas, já que ele conseguia facilmente pisar em mim ou me mandar para longe em uma distância tão curta. É um equilíbrio delicado entre ataque, voar para longe e chegar perto da besta novamente.


Outra classe que causa uns bons danos é o novo Bucket, o robô. Ele pode arrancar sua própria cabeça para usar como um drone de reconhecimento, mas quando joguei com ele, praticamente só consegui lançar metralhadoras automáticas em volta do monstro capturado. Ao todo devo ter jogado algo em torno de 20 delas em volta do monstro, depois que o cercamos em um canto apertado, e enquanto isso o “armador” o atacava com arpões. Foi só uma questão de tempo para ele começar a perder muito sangue. O rumo da batalha pode mudar em apenas um instante e tudo depende da coordenação do seu time e da habilidade do monstro de pensar um passo a frente, ou ter um pouco de sorte.


Em uma situação em que não se tenha vantagem sobre o monstro, por exemplo, o médico se torna muito importante. Infelizmente, se o monstro for esperto, ele também atacará o médico, que foi o que aconteceu na rodada em que joguei como Lazarus, o personagem médico.


Lazarus tem uma questão interessante. Como os próprios desenvolvedores da Turtle Rock Studios disseram alegremente a um grupo de jornalistas na semana passada, ele é péssimo em curar os outros. Ele tem a habilidade de explosão de cura que vem com a classe, mas não sabe de nenhuma outra habilidade de cura. Ele não é igual a Val, uma outra médica que pode mirar nos membros de sua equipe para curá-los individualmente. Em vez disso, o Lazarus usa algo chamado de “Lazarus Device”, que pode reviver jogadores mortos. Infelizmente, os caçadores morrem muito mais rápido quando Lazarus está na partida em vez da Val. Mas mesmo não sendo bom de cura, ele pode vestir sua capa e usar seu sniper rifle silencioso. Como médico, você pode criar pontos fracos no monstro atirando neles. O Lazarus joga melhor se ficar escondido e revivendo os outros jogadores, já que eles com certeza vão morrer várias vezes.

Joguei com todos os quatro personagens, que me levaram a quatro partidas totalmente diferentes. Matamos o monstro logo na primeira rodada quando joguei com a “armadora”. Assumimos nossas posições, nos coordenamos direitinho e atacamos o monstro antes que ele pudesse subir de nível ou mesmo se reorganizar depois do primeiro encontro. Atacamos constantemente, que é a melhor forma de atacar o monstro.


Com o médico, nós morremos. Com a minha capa destruída, o monstro conseguiu me cercar o tempo todo. Consegui escapar por alguns segundos antes de ser atacado de novo. Ficou evidente que meu amigo, o monstro, estava se esforçando para mirar em mim, porque sem um médico no meio da batalha, ficava mais fácil para ele matar os outros caçadores.


Também foi difícil ficar vivo na rodada em que joguei como “ataque”. Demos alguns bons golpes, mas sem querer atraímos a atenção dos besouros das dunas no mapa do deserto, um bicho agressivo que pode complicar a vida dos caçadores. Mesmo assim, esse bicho pode ajudar os caçadores, porque eles comem o estoque de comida da fase e deixam o monstro sem ter como se alimentar.


O novo mapa, chamado The Dam, não só tem novas ameaças biológicas, mas o terreno em si deixa tudo mais difícil para os caçadores. Se forem pegos em poças e nas águas espalhadas pelo mapa, eles são praticamente inúteis. Não dava pra usar meu lança chamas enquanto estivesse afundada na água, por exemplo. Se a água for funda demais, você ficará ocupado enquanto bóia por aí como uma isca tentando nadar para fora dela. Foi nessa fase que perdi aprendendo todas essas lições do jeito mais difícil. Foi uma luta constante para subir nos lugares em que podíamos correr enquanto voltávamos para reviver os outros na água. Chegou um ponto em realmente fiquei atento aos locais com água para tentar evitá-los a todo custo, sob a pena de morte certa. Quem diria que a água em um game poderia voltar a ser tão assustadora?

Não chegamos nem a ver outros monstros e nem a ouvir falar de outros modos de jogos, mas Evolve está evoluindo para ser o Left 4 Dead 3 que nós nunca tivemos.


Evolve será lançado para PC, Xbox One e PS4 no dia 21 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário