A Stoic, empresa que desenvolveu The Banner Saga, está sendo processada pela King.com, desenvolvedora do game Candy Crush Saga. O motivo: a confusão que o uso do termo “saga” no nome do game pode causar aos jogadores, que poderiam achar que se trata de um título da King.com.
O processo foi aberto dia 27 de dezembro no escritório de patentes e marcas registradas dos Estados Unidos. A King.com alega ter 13 diferentes produtos registrados com o termo “Saga”, e que, com isso, a Stoic não poderia usar a palavra em seu jogo, ainda que os games sejam completamente distintos – Candy Crush é um quebra-cabeça e The Banner Saga um RPG estratégico.
“Essa é uma questão importante, pois nós já temos uma série de jogos onde ‘Saga’ é um termo chave pelo qual nossos jogadores associam à um game da King.”, disse um porta-voz da King.com ao site Kotaku. “Todos esses títulos [como Candy Crush Saga, Pet Rescue Saga e Papa Pear Saga] já tiveram problemas com clones por causa da marca e direitos autorais”.
“Nós não temos a preocupação de que Banner Saga está tentando se aproveitar de nossas marcas ou conteúdos”, disse ainda o porta-voz. “Entretanto, como qualquer empresa prudente, nós temos que dar os devidos passos para proteger nossas propriedades intelectuais, tanto agora como no futuro”, completou.
Desde o início da semana a King.com tem dado o que falar, já que haviam obtido os direitos sobre a marca “Candy”. Segundo a empresa, o único objetivo seria o de impedir que clones de Candy Crush Saga se aproveitassem do famoso nome. No entanto, o primeiro jogo a sofrer com essa decisão foi um game chamado Candy Casino Slots, que nada tem a ver com o quebra-cabeça da King.com.
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