Google+ Style Gamer: Metal Gear e Dark Souls: confira os 10 jogos mais difíceis dos últimos anos Google+

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Metal Gear e Dark Souls: confira os 10 jogos mais difíceis dos últimos anos

Metal Gear, Mega Man e Ninja Gaiden. As últimas gerações de consoles foram repletas de jogos difíceis, entre eles séries famosas. Preparamos a lista abaixo com o TOP 10 de alguns dos títulos com dificuldade mais elevada já lançados nos últimos anos, entre eles alguns mais recentes e outros nem tanto, disponíveis em diversas plataformas. Confira:


Sin & Punishment: Star Successor – Nintendo Wii – 2011


Sin & Punishment: Star Successor é a sequência de Sin & Punishment, jogo originalmente lançado no Nintendo 64 e fez enorme sucesso entre os fãs, a ponto de se tornar “cult”. Este capítulo mais recente mantém a característica de ser difícil, até mesmo quando está no nível mais fácil.


Tudo isso por se tratar de um “shooter”, daqueles jogos onde você controla um personagem que anda de forma fixa pelo cenário e atira nos alvos enquanto desvia de disparos que vêm em sua direção. O problema é que são sempre muitos disparos e isso vai dificultar bastante sua vida. Talvez o título mais difícil do Wii.

3D Dot Game Heroes – PlayStation 3 – 2009


Exclusivo do PS3, 3D Dot Game Heroes é um jogo que presta homenagem a games antigos, com gráficos em terceira dimensão, mas em estilo de 8-bit, como eram os RPGs de antigamente. A dificuldade dos títulos clássicos também está reproduzida nele e terminar a aventura não vai ser tarefa fácil.


Por conta de sua jogabilidade um pouco estranha e diferenciada, 3D Dot Game Heroes pode se tornar bem difícil para jogadores mal preparados. Se as batalhas contra inúmeros inimigos já não bastassem, ainda temos a presença de quebra-cabeças que podem levar bons minutos para serem concluídos.

Metal Gear Rising: Revengeance – Xbox 360, PS3, PC – 2013


Metal Gear Rising: Revengeance não é um game tão difícil, a não ser em algumas lutas contra chefes. Ao menos é assim que o jogador pode pensar nas primeiras fases, onde é preciso avançar pelos cenários retalhando tudo que se vê pela frente com a espada eletrônica do herói Raiden, o ciborgue ninja. Mas a história não é bem essa.


Para terminar Metal Gear Rising, o jogador precisa chegar perto da última fase e encarar, novamente, todos os chefões anteriores, que já foram vencidos, um após o outro e com pouca energia disponível. É uma missão de arrancar os cabelos e que poucos irão conseguir concluir sem perder um pouco de calma.

Dark Souls – Xbox 360, PlayStation 3, PC – 2011


Se Demon’s Souls já era considerado um game extremamente difícil, o que dizer de Dark Souls, o seu “sucessor espiritual”? Este aqui é o verdadeiro carro chefe da destruição de controles, que vai te fazer ficar sem paciência muito rapidamente, mesmo na primeira fase ou nos tutoriais iniciais, onde aprendemos a mover o personagem.


É por isso mesmo que até hoje Dark Souls é considerado um dos jogos mais bem construídos tematicamente pelos fãs, seja por seus gráficos, ambientação ou dificuldade. Os monstros e inimigos querem realmente te eliminar e a inteligência artificial bem programada comprova isso. Sem falar na possibilidade de outros jogadores invadirem sua partida para te atrapalhar, aí sim a coisa complica.

Hotline Miami – PC, PlayStation 3, PlayStation Vita – 2012


Imagine um jogo onde você aprende pela dor, este é Hotline Miami, sucesso independente para PC que depois ganhou consoles e portáteis. O título te coloca na pele de um homem que precisa realizar missões violentas, que incluem assassinatos e roubos.


Mas os dois lados da moeda valem nesta aventura. Assim como você deve matar qualquer um que ver em sua frente, os inimigos vão te abater assim que avistá-lo. Não é tarefa fácil e logo na primeira fase é possível morrer mais de 10 vezes antes de descobrir uma forma humanamente possível de concluir a missão.

FTL: Faster Than Light – PC – 2012


FTL: Faster Than Light é outro sucesso indie de PC que preza pela dificuldade. Neste jogo “rogue like”, com geração automática de cenários, é preciso controlar sua própria nave espacial e tripulação para fugir de uma perseguição e lidar com piratas das estrelas.


A grande dificuldade de FTL é que ele é totalmente imprevisível. Não há como saber o que vem pela frente e sua nave, no início do jogo, é extremamente frágil. Com poucos tiros de inimigos ela pode ser destruída ou até mesmo ao passar por uma chuva de meteoros, entre outras dificuldades. E se ela for destruída, o que acontece? Você volta tudo no jogo, desde o princípio, para recomeçar do zero.

Ninja Gaiden Sigma – PlayStation 3, PlayStation Vita – 2007


Ninja Gaiden Sigma foi lançado em 2007 para o PS3 e ganhou nova versão no Vita em 2012 e é um dos títulos mais difíceis dos últimos anos. Controlar o ninja Ryu Hayabusa pelos cenários é até fácil, o complicado mesmo é lidar com as hordas de inimigos bem treinados e bem programados que vem pela frente.


Ninja Gaiden Sigma é difícil demais, a ponto de muitos jogadores desistirem de continuar logo no primeiro chefão, que exige alta destreza no controle, paciência e uma boa dose de estratégia para ser vencido. No PS Vita o jogo foi um pouco facilitado, mas há a opção de dificuldade mais alta disponível, que deixa tudo como no original.

Street Fighter 4 – PlayStation 3, Xbox 360 – 2009


Street Fighter 4, e suas sequências, é um dos jogos de luta mais difíceis de se dominar, mas pelo seu fator humano. Sentar no sofá, pegar o controlar e simplesmente fazer alguns embates livres contra o computador é fácil. O complicado está em dominar golpes e combos que vão te fazer um vencedor em campeonatos.


Ao mesmo tempo que é acessível, Street Fighter 4 é complexo. Em torneios de luta no mundo todo, como o “EVO”, ele é sempre um dos mais populares, justamente por conta de suas partidas muito técnicas e cheias de detalhes nos golpes. Jogadores profissionais dão um outro nível à sua complexidade.

Mega Man 9 – Wii , PS3, Xbox 360 – 2008


Mega Man 9 marcou o retorno da série clássica do personagem da Capcom em 2008, após anos de ausência, sem um título inédito. Ele pegou o espírito clássico da coisa e traduziu em gráficos 8-bits, o que desagradou muita gente, mas compensou com sua dificuldade quase insana, também inspirada pelos games mais antigos.


Para se ter uma ideia da dificuldade de Mega Man 9, tenha em mente que há um troféu/conquista que premia o jogador que completar o jogo inteiro sem tomar nenhum dano dos inimigos. Nenhum único dano. Exagero? Não, isso é Mega Man.

Super Meat Boy – PC, Xbox 360 – 2010


Super Meat Boy parece ter sido criado com a única e exclusiva intenção de irritar o jogador. O game te deixa no controle de um personagem que é feito de carne, precisa resgatar sua namorada das mãos de um vilão louco e para isso avança pelas fases até o fim, morrendo muito pelo caminho e espalhando rastros de sangue por onde passa.


Apesar da descrição sinistra, Super Meat Boy tem muito bom humor e trata sua dificuldade de forma diferenciada. O game é baseado em erro e acerto e o jogador vai perder muitas vidas em diversos trechos, mas é aquele tipo de aventura que dá gosto de se terminar, que te recompensa muito bem moralmente, justamente por conta do alto nível de insanidade nos controles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário