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quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SimCity 4: veja como aumentar a população

SimCity 4 leva em consideração dois fatores chaves para o crescimento de uma população, são eles: zoneamento e demanda. O zoneamento consiste na alocação estratégica de zonas e a demanda é a necessidade de determinados elementos, como ofertas de emprego e áreas de lazer. Veja a seguir como balancear o crescimento de sua cidade para aumentar sua população.


Em SimCity 4, para que as pessoas migrem para sua cidade, e consequentemente sua população aumente, é necessário criar zonas. Existem três tipos diferentes de zonas à sua disposição, são elas:

Zonas ResidenciaisLocais onde a população irá construir casas. Esse tipo de zona necessita estar longe de áreas de poluição e perto de potenciais empregos. As estruturas residenciais começam como pequenas casas e eventualmente crescem para apartamentos, grandes cortiços até edifícios de alto padrão.
Zonas ComerciaisUma das principais fontes de empregos. Existem dois tipos de edifícios comerciais – serviços, que incluem lojas e hotéis, e escritórios. Enquanto os edifícios que abrigam serviços irão manter-se pequenos durante boa parte do jogo, os de escritórios podem potencialmente se transformar em grandes arranha-céus. Além disso, os serviços comerciais são flexíveis e podem suportar uma quantidade limitada de poluição, enquanto escritórios precisam de uma área livre de poluição.
Zonas IndustriaisOutra fonte de empregos. Existem quatro tipos de setores disponíveis no jogo, são eles a agricultura, indústria suja, indústria de manufatura e indústria de alta tecnologia. Todos eles possuem uma necessidade em comum, os produtos gerados necessitam ser enviados para um mercado exterior. Você consegue realizar isso através de interligações com as cidades vizinhas seja com uma estrada, linhas ferroviárias ou portos industriais. Contudo, uma vez que a indústria gera muita poluição, você vai querer mantê-la longe de áreas residenciais (mas não muito longe para que os moradores não consigam ter acesso aos postos de trabalho) e de sua fonte de água.

Uma vez entendido quais são as zonas disponíveis para sua cidade e onde elas devem estar dispostas na região, é importante também entender quais são as subdivisões de cada uma. Existem três tipos de moradias, determinadas pelos níveis de riqueza da população que as habita:


Confira os diferentes tipos de zonas residenciais:

R$São residentes de baixa renda. Estes vivem principalmente em edifícios de alta densidade e preferem trabalhar na indústria ou na agricultura. É desejável possuir transportes coletivos, uma vez que eles preferem utilizar ônibus e trens para chegar ao trabalho.
R$$São os residentes de classe média. Eles vivem em edifícios maiores, de baixa densidade e demandam por educação e saúde básicas para crescer. Irão trabalhar em qualquer lugar e constituem a maioria dos seus habitantes no meio do jogo.
R$$$São os residentes de classe alta. Vivem em grandes casas e grandes condomínios. Eles precisam de saúde, educação de qualidade e alguns parques, então você geralmente não vai vê-los até o final para o jogo. Eles trabalham principalmente nos mais altos postos de trabalho dos grandes escritórios e empresas industriais.

Já os prédios comerciais são divididos em cinco tipos de acordo com a riqueza:

CS$Serviço de baixa renda. Geralmente é uma pequena loja ou posto de gasolina. Apenas os residentes de baixa renda irão trabalhar nestas lojas.
CS$$Serviço de classe média. São grandes lojas e shopping centers, bem como pousadas.
CS$$$Serviço de classe alta. São compostos de boutiques e spas.
CO$$Escritório de classe média. Geralmente composto por pequenas empresas, que podem, futuramente, se tornarem grandes empresas. Como um escritório, não pode ficar perto de poluição.
CO$$$Escritório de classe alta. São chamados de grandes edifícios, áreas com enormes arranha-céus. Eles precisam de tráfego suficiente para crescer e também não suportam a poluição.

Por fim, os tipos de construções industriais podem ser vistos a seguir:

IR (baixa riqueza)São compostos de celeiros e latifúndios, e determinam a quantidade de postos de trabalho que é gerado. As fazendas não podem ficar perto de poluição do ar, então é necessário mantê-las longe do tráfego principal, note, contudo, que eles produzem muita poluição da água, portanto não construa-os muito perto de áreas residenciais. As fazendas crescem apenas em pequenas cidades, então quando sua cidade for grande o suficiente, você não vai mais conseguir sustentar fazendas. E apenas residentes de classe baixa vão trabalhar em fazendas.
ID (baixa renda)É a indústria suja. No início são vários tanques de produtos químicos e os incineradores, mas podem crescer para grandes refinarias de petróleo. Eles produzem grandes quantidades de poluição do ar e da água, e apenas moradores de baixa renda vão trabalhar nestes locais.
IM (classe média)É a indústria de manufatura. Incluem várias instalações de produção e podem potencialmente crescer até grandes montadoras de carros. Também produzem poluição do ar e da água, mas bem menos que as indústrias sujas.
IHT (classe alta)É a indústria de alta tecnologia. Começa em pequenos campos de testes e fábricas bioquímicas e cresce até grandes fabricantes de produtos farmacêuticos. Essas industrias precisam de educação suficiente para crescer e não suportam a poluição.

Enquanto a indústria é o caminho a se percorrer no início, com o decorrer dos anos, a expansão de edifícios comerciais e a baixa quantidade de empregos gerada pelas industrias, elas se tornam obsoletas lentamente.

Zoneamento de regiões


Para zonear uma área visando o crescimento, você precisa selecionar a ferramenta de zoneamento na barra de ferramentas, e em seguida, o tipo de zona que você deseja criar. Você então tem a opção de zoneamento de baixa densidade, densidade media ou densidade alta. Como as densidades altas são mais caras, no início do jogo você provavelmente vai querer zona de baixa densidade (a menos que você esteja zoneando em uma área montanhosa).


Caso, mais tarde você quiser que edifícios de maior densidade cresçam, você pode facilmente voltar à zona da área, selecionando a ferramenta novamente e zonear com uma maior densidade em cima de seus edifícios. Eles, então, lentamente vão se atualizar, se houver demanda. Por outro lado, se você zoneia uma área de baixa densidade, todos os edifícios de alta densidade serão demolidos imediatamente, portanto tome cuidado ao selecionar as ferramentas.

Ao zonear uma nova área, as ruas serão criadas automaticamente para conectar suas novas áreas às rodovias. Caso não deseje esse comportamento pressione a tecla “Shift” durante a criação. É também possível usar a tecla “Alt” para obter uma disposição alternativa de zoneamento se a normal (reta) for indesejável por alguma razão.

Demandas


A demanda é um conceito muito importante em SimCity, pois sem ela seus edifícios não vão crescer. Quando você inicia uma nova cidade, já existe uma demanda inicial e, uma vez que você começar a desenvolver sua cidade, a busca deve subir.


Para ver a demanda atual, você pode conferir a barra “RCI”. Ela pode ser facilmente encontrada na barra de ferramentas. Ao clicar sobre ela, você pode obter uma visão mais detalhada.


Confira os diferentes tipos de demanda de SimCity 4:

Demanda residencialÉ criada uma vez que haja empregos em sua cidade, isso inclui os trabalhos comerciais e industriais, mas os trabalhos cívicos também a aumentam.
Demanda comercialÉ gerada inteiramente pela quantidade de Sims em sua cidade.
Demanda industrialÉ determinada pela quantidade de mercadorias transportadas em sua cidade.
Portanto, a união entre um zoneamento consciente e a demanda são fatores que irão alavancar o crescimento populacional de sua cidade em SimCity 4.

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