O surgimento do VRUM
Segundo Pedro, a decisão de trabalhar com jogos educativos se deu por seu alto potencial como ferramenta de auxílio à aprendizagem. "Estudamos várias áreas para investir no primeiro projeto e acabamos decidindo pelo trânsito por ser um grande problema a ser enfrentado no Brasil”, disse o desenvolvedor. Alves afirmou também que a empresa ThinkBox Games buscou criar um game que fosse mais atraentes do que os jogos de educação que são padrão, com desafios simples e fáceis.
Pedro foi produtor responsável pela música e efeitos sonoros de VRUM. “Passei um ano criando a trilha que toca nas três rádios FM disponíveis no game, que são música POP, Eletrônica e Rock”, explicou o designer de games. Pedro Alves começou a jogar com 10 anos, nos fliperamas, e era fã de Sonic no MegaDrive. “Com o primeiro PC, em 1996, comecei a estudar programação por conta própria e criei pequenos joguinhos simples que me ajudaram bastante a entender de lógica, interface e outros detalhes", diz o criador.
O conteúdo do jogo VRUM é baseado nas Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). O público final do game são os alunos da 6ª a 9ª séries do ensino fundamental, que ainda não podem tirar carteira de motorista, mas já devem começar a se informar o assunto. Sendo assim, os desenvolvedores do jogo buscaram criar uma alternativa mais atrativa e de maior impacto que as cartilhas de educação para o trânsito distribuídas nas escolas brasileiras.
A grande inspiração de VRUM
“A maior inspiração do game, sem dúvida, foi GTA. Por ser um game de muito sucesso e que coloca o jogador no trânsito para realizar diversas tarefas. Nós queríamos criar um ambiente que o jogador já fosse familiarizado, sem que ele usasse seu tempo tendo que aprender uma nova mecânica”, explica Pedro. Dentro do carro, assim como em Grand Theft Auto, o gamer conta com um radar à esquerda e um velocímetro à direita. Ele deve dirigir dentro do limite da velocidade, respeitando a sinalização, o semáforo vermelho e os pedestres.
A história de VRUM tem como protagonista um adolescente que acaba de completar 18 anos e sonha em participar da Grande Corrida Anual de Santa Fé, cidade fictícia onde ele mora. O objetivo do personagem é obter sua primeira habilitação e conseguir a aprovação de seus pais. Durante o enredo, o jogador irá participar de aulas na autoescola, exames no DETRAN e, quando conseguir sua permissão para dirigir, vai realizar diversas missões pela cidade vivenciando o trânsito como motorista, motociclista e pedestre. No final do game, como recompensa por ter cumprido dentro das leis todas as missões, o jogador poderá participar da Grande Corrida e sua pontuação poderá ser enviada para um ranking organizado por estado, cidade e escola.
“Realizar tarefas respeitando o próximo, as regras e, principalmente, tendo paciência no trânsito é um desafio enorme para as pessoas. A grande virtude do jogo é trabalhar a convivência pacífica no trânsito desafiando o jogador a todo momento a prestar atenção ao seu redor e agir de forma correta”, afirma o desenvolvedor. Pedro ainda completou as informações sobre o jogo, contando detalhes sobre a criação: “Foram envolvidas 25 pessoas entre designers, desenvolvedores, especialistas em educação e testadores. Levamos dois anos e meio para concluir, sendo um ano focado na criação da cidade virtual do jogo. Tivemos que reproduzir uma cidade fictícia com 72 km² com toda a lógica de trânsito de uma cidade real com pedestres, motoristas e ciclistas em harmonia. Foi um grande desafio”.
Jogos educacionais no Brasil
A equipe da ThinkBox Games não obteve ajuda de órgãos ou do governo no desenvolvimento de VRUM. "Na época em que o game era só um projeto as pessoas ficavam sempre na dúvida se seria algo que daria certo, justamente por não existirem muitos casos de sucesso de games sobre educação para o trânsito”, diz Pedro.
“Existem várias iniciativas bacanas relacionadas a educação no trânsito, mas poucas alinhadas com a nova geração que vive conectada e joga em seu dia a dia”, afirma o designer. Para Pedro, os jovens admiram jogos como GTA e querem uma experiência mais imersiva nos jogos, mesmo se estes forem educacionais e não puramente lúdicos.
Ação envolvendo o game
Pedro Alves falou sobre uma ação de divulgação do game ainda neste ano. “Em setembro se comemora a Semana Nacional do Trânsito no Brasil, que ocorrerá entre os dias 18 e 25. As escolas e órgãos ligados a educação de trânsito realizam atividades com crianças e adolescentes para reduzir acidentes nas ruas. Como o jogo VRUM tem tudo a ver com isso nós iremos disponibilizar gratuitamente uma versão especial do game”, explicou o desenvolvedor.
É recomendável que o jogo da ThinkBox Games seja instalado em laboratórios de informática nas escolas primárias durante a Semana Nacional do Trânsito. O download está disponível desde o último dia 10. A ThinkBox é uma das empresas ligadas à Associação Comercial Industrial e Cultural dos Jogos Eletrônicos do Brasil, a ACIGAMES.
Confira o trailer oficial do game VRUM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário