PES 2014 teve mais uma versão para testes liberada pela Konami. Entretanto, a aguardada FOX Engine não estava totalmente integrada à demo, que, portanto, não reflete todas as qualidades da versão final. O jogo chegará às lojas do Brasil em 24 de setembro de 2013, com versões para o PS3 e Xbox 360.
Dê um nó tático no seu adversário
A jogada combinada é um dos novos elementos do jogo e com ela você poderá, através do menu da partida, escolher algumas táticas predefinidas para serem executadas durante a partida. Testamos a jogada “flanco oposto”, que consiste em um jogador centralizado receber a bola de costas para defesa, enquanto o atleta que fez o passe avança para ludibriar a defesa oposta para que um elemento surpresa, vindo de trás, entre no espaço deixado. A resposta da inteligência artificial (IA) é satisfatória e o jogador se desloca para cumprir o papel definido a ele. Contudo, é preciso tomar cuidado ao escolher os jogadores que farão parte de uma jogada combinada, pois a possibilidade de abrir um espaço em sua defesa é grande.
A melhoria no sistema de defesa também é evidente. Os jogadores geralmente ficam compactos e sabem ocupar os espaços, não dando aberturas para o ataque adversário. Com botes precisos e o novo sistema de cobertura, você poderá encontrar alguma dificuldade para permear a defesa do oponente, mas assim como o adversário se adapta a suas jogadas, a IA dos seus jogadores também os faz se movimentar constantemente para que surjam oportunidades de ataque.
A única ressalva que pode ser apresentada nesse aspecto, e talvez seja apenas por ser uma demonstração do jogo, é a excessiva utilização de jogadas de linha de fundo por parte da IA. Por vezes, foi possível prever exatamente o que o ataque adversário iria fazer, sendo necessário apenas seguir o ala ou lateral para interceptar a jogada.
Outro fator muito bem explorado nesta nova versão são as cobranças de laterais. Em quatro partidas, apenas uma apresentou um corte durante a reposição de bola e em todas as outras o jogador buscava a bola o mais rapidamente para poder repô-la em jogo. Isso fez com que a partida se tornasse mais fluida e continua, auxiliando na experiência de imersão.
Um show de torcida
A Konami havia anunciado que uma das novas características de PES seria a mudança na motivação dos jogadores em tempo real, afetada por suas ações em campo. Durante nosso teste foi possível perceber mudanças nas estatísticas motivacionais dos jogadores, mas apenas em raros momentos. Contudo, a torcida se mostrou mais afetada por boas jogadas. Durante um jogo, um carrinho atingiu com perfeição apenas a bola e logo a torcida se inflamou e aumentou o barulho do estádio.
Após alguns segundos, a seta indicadora de motivação do jogador que participou da jogada mudou positivamente e ele realmente pareceu ter uma gás a mais durante os minutos que se seguiram.
Mais alterações nos goleiros:
Os goleiros foram alvos de críticas na versão demo disponibilizada durante a E3 2013. Com respostas pouco naturais, inclusive em jogadas básicas, eles não passavam segurança alguma ao jogador. Porém, neste novo teste foi possível perceber que a Konami deu atenção especial às jogadas de um contra um. Desta vez os goleiros não corriam e pulavam automaticamente sobre as pernas do adversário. Ao invés disso, eles fechavam o ângulo gradualmente e ajustavam seu posicionamento às ações do atacante, de maneira bem mais natural e realista.
Conclusão
O Pro Evolution Soccer 2014 traz melhorias concretas na jogabilidade e, apesar do principal elemento do jogo, a FOX Engine, não estar totalmente disponível durante a demonstração o que pode ser visto agrada e aumenta muito as expectativas acerca do título. A nova versão demo mostrou que a Konami soube contornar alguns problemas apontados durante a E3 2013. Resta saber agora se a versão final irá suprir todas as expectativas dos fãs da franquia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário