Com a chegada do PS4, a PlayStation Network - rede interativa da Sony para os usuários de seus consoles - foi totalmente reformulada e ganhou mais recursos, novo visual e melhor desempenho.
Nova página de perfil
Após fazer login com seus dados da PSN no PlayStation 4, o usuário é levado para a sua página de perfil, que é bem diferente da exibida no PlayStation 3 – que, na verdade, era só uma janelinha com avatar, troféus e informações bem básicas. Agora, o perfil é completo, com detalhes como atividade recente, apresentação e amigos.
As opções de navegação estão em um menu do lado esquerdo, com a foto de perfil logo acima. Caso sua PSN seja conectada ao Facebook, a mesma foto da rede social vai ser adaptada para a rede de games. Seu nome “real” também pode ser usado. Ele fica com destaque, na parte central, acima da lista de troféus e da aba onde abre o conteúdo.
Notificações
Outra novidade da PSN é a aba notificações. Agora, em um só local, você gerencia tudo o que chega para sua conta no PlayStation 4. Lá, é possível ver solicitações de amizade, os alertas de jogo (como troféus conquistados), downloads e uploads, e ainda os convites de amigos para jogar.
Amigos
Uma aba somente para seus amigos está presente. No PS3, ela era junto com todas as interações com eles. Era possível ver os “perfis” e mandar mensagens. Agora não. Para quem usa o PS4, a aba “Amigos” mostra a lista de contatos e permite filtrá-la, por offline, online, jogadores encontrados, jogadores bloqueados e pedidos de amizade.
Caso você esteja “migrando” de um PlayStation 3, seus amigos que foram adicionados na PSN pelo controle antigo vão continuar na lista, e você ainda vai poder visualizar seus perfis, e falar com eles (na sessão de Mensagens) normalmente. A PSN é uma só, sem restrições quanto ao tipo de console.
Mensagens
Com isso, as Mensagens ficam independentes. O usuário que quiser se comunicar com os seus amigos deve ir nessa aba e criar uma nova mensagem para o destinatário. Não há mais como fazer isso direto no menu de amigos. O sistema é bem semelhante ao do PS3, com o teclado, inclusive, bem parecido, e também com sugestões de palavras.
Party
E agora, além de mensagens de texto, os usuários poderão se comunicar por voz. É possível mandar “torpedos” de áudio na aba Mensagens e também criar salas de chat com o Party. Entretanto, estes recursos ainda não estão disponíveis no PlayStation 4. Espera-se que somente funcionem com a próxima atualização de sistema, em breve.
PlayStation App
O que já está funcionando – e muito bem, por sinal – é o aplicativo PlayStation App, que permite que o usuário “carregue” sua PSN consigo no Android ou iOS. A configuração, bastante simples, é feita usando o celular e o videogame simultaneamente e, após sua sincronização, todas estas abas da PSN ficam disponíveis no celular do usuário.
Redes sociais
No PlayStation 3, já havia uma integração da PSN com as redes sociais. Mas agora ela está maior – e melhor. Por isso, confira este pequeno passo a passo de como fazer pra conectar usa PlayStation Network ao Facebook ou Twitter – neste caso, o Twitter.
Passo 1: Vá à aba “Configurações” e procure por PSN;
Passo 2: No menu seguinte, selecione “Conectar a outros serviços”;
Passo 3: Escolha entre Facebook e Twitter. No nosso caso, a conta do Facebook já estava conectada, então fizemos com o Twitter;
Passo 4. Autorize a conexão entre o Facebook e o Twitter no site da rede social. É só inserir seus dados de login;
Passo 5: Pronto, seu perfil foi integrado à PSN. Agora, sempre que você for usar o botão “Share” para compartilhar imagens de seus jogos, poderá fazê-lo nesta rede social. A atividade de jogos, as conquistas de troféus, etc, também serão divulgados nela.
Um detalhe extremamente importante: para usar a PSN para jogar online, o usuário do PlayStation 4 deve assinar o PS Plus, serviço que tem tarifas periódicas de assinatura, como US$ 49 (cerca de R$ 120) anuais, para garantir não só esse direito como games com desconto, jogos gratuitos e etc. É possível fazer a aquisição direto na PSN com o seu cartão de crédito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário