A AMD desenvolveu uma nova API gráfica que está dando o que falar. A Mantle mal foi anunciada e já está sendo testada por especialistas, que estão bastante otimistas quanto às possibilidades que ela trará para o mercado. Quem mais deve se beneficiar com a sua tecnologia é o usuário que curte jogar no PC.
Segundo Guennadi Riguer, arquiteto chefe do projeto de criação da Mantle, as melhorias nas unidades de processamento gráfico com sua API são, normalmente, de 3% a 5%. No entanto, aqueles desenvolvedores que investirem na otimização dos códigos dos seus programas podem ver melhorias de 15% a 20%.
Após ser submetida a uma série de testes, a nova API apresentou resultados realmente incríveis. Em máquinas com processadores Core i3 e i7, foi possível chegar a 10% de melhoria no desempenho do jogo Battlefield 4. Com um processador AMD, o desempenho foi ainda melhor: 23% em um A10-7850K.
Por outro lado, o impacto da Mantle é limitado na performance de placas de vídeo integradas. A melhoria é modesta nesse tipo de caso. Para gadgets mais avançados, porém, a tecnologia Crossfire para trabalhar com múltiplas GPUs promete fazer com que a melhoria de performance, mesmo em Full HD (1080p), seja bem grande.
Para descobrir se a nova API gráfica da AMD fará sucesso, ainda é preciso saber se os desenvolvedores investirão na otimização de programas. A flexibilidade agora está lá, muito maior do que com o DirectX 11. No entanto, nada acontece de maneira instantânea, melhorando de maneira incrível os gráficos dos jogos de uma hora para outra. É preciso aguardar para ver a sua adoção e até onde seu potencial será explorado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário