Tela inicial do primeiro Star Fox (Foto: Reprodução/Nintendo) |
Os personagens e a história:
Assim como The Legend of Zelda, Star Fox tem uma história padrão que é repetida em todos os episódios, e ela nasce no primeiro capítulo da série. O enredo começa quando o cientista louco Andross vai para o Planeta Venom após ser expulso de Corneria. Nesse planeta tóxico e inóspito, ele declara guerra ao seu mundo natal.
Para se defenderem das naves de Andross, o general Pepper, da defesa de Corneria, decide escalar as naves pequenas de combate chamada Airwings. Por falta de pilotos, ele escala a elite de mercenários do planeta: O líder Fox McCloud acompanhado pelos parceiros Falco Lombardi, Peppy Hare e Slippy Toad.
A caixa de Star Fox para SNES (Foto: Reprodução/Nintendo) |
Andross foi responsável pelo desaparecimento de James McCloud, o pai de Fox. Por esse motivo, o mercenário líder tem um objetivo pessoal de se vingar do vilão do sistema Lylat. Este universo é composto por personagens antropomórficos, ou seja, raposas e falcões agem como se fossem seres humanos, e convivem em harmonia até a chegada de seus inimigos.
O sistema de 3D revolucionário:
A Nintendo utilizou em Star Fox um processador extra chamado Super FX Chip. O circuito fez com que os gráficos gerassem polígonos em três dimensões. Os gráficos em 3D, desenvolvidos especificamente para este jogo, foram revolucionários na década de 90.
Star Fox 64 (Foto: Divulgação) |
Até Star Fox Command, que foi lançado em 2006 para Nintendo DS, o estilo de jogo se manteve intacto. Seja em modo singleplayer ou multiplayer, o jogador deveria controlar o avião de Fox ou de outro personagem e derrubar os alvos na tela. Por esse motivo, normalmente se enquadra Star Fox no gênero “scrolling shooter”, um jogo de tiro com mira, envolvendo naves espaciais.
Inspirações da Nintendo: Starglider e Thunderbirds
Starglider também foi um game de tiro com naves espaciais em 3D, lançado anos antes de Star Fox pela Rainbird. O game saiu no Atari ST, no Apple II e no Commodore em 1986, na versão 8 bits. Uma versão 16 bits chegou em 1987 e o jogo também era compatível com o MS-DOS.
Star Fox & Metroid: Fusion Saga (Foto: Divulgação) |
A equipe de desenvolvimento de Starglider, liderada pelo programador Jez San, criou o chip gráfico Super FX, que apresentou resultados surpreendentes. A tecnologia foi aproveitada pela Nintendo na criação de Star Fox, como dito anteriormente. Além disso, Shigeru Miyamoto criou alguns personagens, como o próprio protagonista Fox, para tornar o novo jogo atraente e inovador para o público do SNES.
Outra forte inspiração para Star Fox foi a série americana Thunderbirds. Shigeru Miyamoto gostava bastante do programa de bonecos e desejava alcançar com Star Fox o mesmo sucesso de Thunderbirds nos Estados Unidos e na Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário