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sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Uncharted: Golden Abyss (PS Vita)

Produzido pela Bend Studio, com a supervisão da Naughty Dog, "Uncharted: Golden Abyss" marca a estreia da franquia de aventuras de Nathan Drake no Playstation Vita. O game, parte da primeira leva de exclusivos mais importantes do primeiro ano de mercado do portátil da Sony, consegue entregar uma experiência bastante sólida, sobretudo por causa da jogabilidade bem adaptada, gráficos lindíssimos e uma trilha sonora bastante envolvente. 



Contudo, dois problemas comprometem a diversão final: o enredo é um tanto 
desmotivante e não existe um multiplayer online que use os recursos de rede do aparelho. Ambos os quesitos são muito bem trabalhados nos games da série lançados para Playstation 3, mas aqui infelizmente pouco lembram a qualidade destas versões ou simplesmente não existem. O que é uma pena, principalmente pela reputação que "Uncharted" conseguiu construir nesta geração de jogos. Ainda assim, o título é um dos melhores disponíveis no portátil e vale o investimento pelo conjunto da obra. 

A história de "Uncharted: Golden Abyss" acontece antes de "Uncharted: Drake's Fortune", primeiro game da série lançado no Playstation 3 em 2007. Os dois títulos não tem relação alguma no enredo e um não influencia o que acontece no outro, o que já dá uma margem para começar a jogar a série da perspectiva de qualquer episódio. Mas uma dica que posso dar é que você comece as aventuras pelos games do irmão maior do PS Vita, pois a trama aqui é bem sem graça, desmotivante e carece de momentos impactantes e cinematográficos presentes em cheio nas outras versões.


Culpa disso está, obviamente, na construção da narrativa e ações dos personagens. Já conhecemos e estamos bem familiarizados com a personalidade e os trejeitos de Nathan Drake, o protagonista, e Victor Sullivan, mentor e fiel ajudante do caçador de tesouros. Mas os estreantes Jason Dante, Roberto Guerro e Marisa Chase não empolgam e essa última, a nova companheira de aventura do herói, não chega aos pés das inesquecíveis Helena e Cloe (as parcerias anteriores) em carisma, utilidade ou até mesmo personalidade. Além disso, buscar por uma cidade lendária no Panamá definitivamente traz um leque de mistérios que poderiam ser bem melhor explorados com aquela selva toda ao redor, perigos de armadilhas e animais mortais. Mas não é exatamente isso que acontece: fica-se esperando por algo realmente relevante acontecer a jornada inteira... e simplesmente nada muito elaborado dá as caras. ;(

Já o simples ato de escalar também foi evoluído. Além de ainda poder subir nas plataformas apenas apertando o botão X, agora é possível tocar na tela dianteira e fazer com que Drake inicie uma subida, se posicione no local de escolha ou percorra algum trecho mais específico de escalada apenas pelo deslizar dos dedos entre as áreas que permitem essa ligação entre caminhos. É algo que traz novos ares à franquia, sendo divertido fazê-lo e bacana de assistir a resposta automática a um comando simples. Pelos comandos de toque, também é possível resolver quebra-cabeças ordenando as peças embaralhadas, tirar fotos (mirar e ajustar zoom) de locais específicos, pintar papiros (arrastar o dedo continuamente pela tela) sensíveis a carvão para descobrir segredos, coletar armas e outros itens espalhados pelos cenários e atacar de surdina os inimigos mais desavisados.



O legal é que, dessa vez, a coleta de tesouros se tornou mais interativa e útil. Através do aplicativo Near do PS Vita, você pode compartilhar informações e trocar, com outros usuários, tesouros, objetos, moedas e cartas recolhidas durante a aventura. É uma função que ajuda a completar a sua própria coleção, ainda mais se você estiver precisando de um tipo de colecionável muito raro ou de difícil localização, além de servir como uma nova forma de interação entre jogadores do sistema e de facilitar a busca pelo suado troféu de Platina para expor com orgulho na sua conta da Playstation Network (eu estou nesse processo, por exemplo ;p).


Na parte visual, os fãs da série e donos de um PS Vita não terão do que reclamar. "Uncharted: Golden Abyss" tem gráficos muito caprichados e, algumas vezes, muito próximos aos gráficos de "Uncharted: Drake's Fortune", o primeiro episódio da série. O game esbanja cenários belíssimos e ricos em detalhes em praticamente todos os momentos da aventura. Sabe aquela vontade que às vezes se tem de parar por alguns instantes só para apreciar a paisagem, "respirar" aquela brisa virtual e se sentir ainda mais inserido na experiência do game? Isso acontece algumas vezes aqui. 

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