Fifa 14 foi anunciado recentemente e os fãs da franquia estão contando os dias para testar as novidades do jogo. Motivos para a ansiedade não faltam, pois a franquia é conhecida por sempre trazer inovações, tanto em sua jogabilidade quanto em seus belos gráficos. Sendo assim, nós preparamos esta retrospectiva para relembrar as principais melhorias apresentadas desde 1996.
1996: Fifa 97
Fifa 97 introduziu o jogo narrado à série. Além disso o jogo também trouxe a modalidade Indoor, na qual a partida era jogada em uma quadra de futebol de salão, embora as regras fossem diferentes das partidas oficiais desta modalidade.
O título trouxe uma nova tecnologia de captura de movimentos, apresentando maior realidade no controle dos jogadores. Esta edição da franquia também incluiu um grande número de equipes menores, como a do Madureira entre os times brasileiros.
1997: Fifa Road to World Cup 98
Esta edição foi inspirada na Copa do Mundo de 1998, na França. Ela trouxe um modo "Road to World Cup", onde o jogador escolhia uma entre as 173 seleções nacionais registradas pela Fifa e, com ela, deveria tentar a classificação para o mundial.
O Fifa Road to World Cup 98 também trouxe melhorias na jogabilidade. Foi corrigido um bug contido na versão anterior, no qual o impedimento era marcado indevidamente em alguns casos. Também passou a ser possível alterar o quão rígido seria o árbitro da partida.
Esta versão revolucionou o gênero ao ser o primeiro a contar com músicas oficiais e licenciadas na sua trilha sonora. Esta atitude foi repetida nos jogos seguintes, sendo repetida em outros games do gênero. Uma das músicas mais conhecidas que faziam parte desta trilha é "Song 2", da banda inglesa de rock alternativo Blur.
1998: Fifa 99
Fifa 99 trouxe uma considerável melhoria nos gráficos. Além disso, pela primeira vez o jogador podia alterar a câmera de jogo, outra melhoria presente em todas as edições seguintes da franquia.
Nesta versão foi removido o modo Indoor, que surgiu no Fifa 97. Também foram inseridas expressões faciais básicas aos atletas e uniformes mais próximos aos reais.
1999: Fifa 2000
Fifa 2000 foi marcado por incluir um grande número de ligas nacionais. Uma delas foi a Major League Soccer (MLS), a Liga dos EUA, que antes era representada apenas como "Liga Americana".
Foram trazidas também grandes mudanças na jogabilidade nesta edição. Nela era possível jogar temporadas inteiras nos clubes. Houve também uma melhoria nos impactos físicos e na proteção de bola.
2000: Fifa 2001
Fifa 2001 foi o primeiro a ser lançado para a sexta geração de consoles, o que possibilitou uma grande melhoria na parte gráfica do título. Emblemas e até patrocinadores podiam ser vistos mais nitidamente, diferentemente das versões anteriores.
Foram feitas também muitas melhorias na jogabilidade. Nesta edição, os atletas tinham mais liberdade em roubadas de bola, podendo até cometer faltas mais duras. Também era possível que o jogador se jogasse ao entrar na área, na tentativa de cavar um pênalti.
2001: Fifa 2002
Cenas de comemoração de gol foram adicionadas nesta edição do jogo. Foi também incluído um modo de jogo no qual o jogador deveria escolher uma das três seleções automaticamente classificadas para a Copa do Mundo de 2002 (França, Japão e Coréia do Sul) e tentar melhorar o ranking Fifa da equipe escolhida através de uma série de amistosos.
2002: Fifa 2003
Uma das novidades do Fifa 2003 foi um Modo Campeonato, no qual o jogador competia contra 17 dos maiores clubes da Europa, em seus próprios estádios, com gritos de guerra das torcidas de cada equipe.
Com a franquia Winning Eleven (até então chamada de Pro Evolution Soccer apenas na Europa) ganhando mais espaço no mercado, a EA se viu obrigada a trazer mais inovações para a franquia. Grandes arrancadas e gols de bicicleta, por exemplo, se tornaram mais raros, graças ao aprimoramento da física do jogo, já que o comportamento da bola e os movimentos dos jogadores se tornaram mais fiéis à realidade.
2003: Fifa 2004
Ao contrário de seus antecessores, que só traziam times das divisões mais elevadas de cada país, Fifa 2004 possibilitou que o jogador escolhesse times de classes inferiores de alguns países europeus.
Esta edição também foi a primeira a trazer o Modo Carreira. Neste novo modo o jogador, após escolher uma equipe, deveria suar a camisa para disputar torneios e ganhar títulos. Outro recurso apresentado em FIFA 2004 foi o "Off-the-Ball Play". Ele permitia que o jogador controlasse dois atletas ao mesmo tempo, o que possibilitava a criação de jogadas mais elaborada.
2004: Fifa 2005
Fifa 2005 foi um jogo mais voltado para melhorias na jogabilidade. A EA tentou nesta edição buscar o equilíbrio entre arcade e simulador. Uma destas melhorias foi o First Touch (ou "Primeiro Toque", em tradução literal), que buscava trazer mais realidade ao domínio de bola dos atletas.
Esta edição também foi a primeira a permitir que o jogador realizasse firulas. Sendo assim, a partir do Fifa 2005 foi possível ver atletas aplicando a famosa pedalada ou dando um passe de calcanhar.
2005: Fifa 06
Fifa 06 também foi marcado pela melhoria na jogabilidade. O antigo "Off-the-Ball Play" foi retirado do jogo, para dar lugar a um sistema de entrosamento da equipe, que era calculado com base no número de partidas jogadas com o mesmo elenco.
O Modo Carreira também foi aprimorado nesta edição. Agora o jogador passava a cuidar também da parte financeira do time, como distribuição de verbas para contratação de jogadores, pagamento de salários e negociação de contratos. Se um atleta não se sentia feliz na equipe ele poderia se recusar a assinar uma possível renovação de contrato, o que alterava o entrosamento do time.
2006: Fifa 07
Sendo o último jogo da franquia disponível para Xbox, Fifa 07 trouxe novidades para o Modo Carreira. A idade dos atletas passou a afetar seu desempenho, com jogadores mais novos tendo um ganho maior de experiência, quando comparado aos mais velhos.
Fifa 07 também permitiu que os jogadores adicionassem efeitos às cobranças de bola parada, o que não aconteceu nas edições anteriores.
2007: Fifa 08
Fifa 08 foi o primeiro jogo da franquia a ser lançado para a sétima geração de consoles. Trazendo também uma versão para Nintendo Wii, que contava com algumas características exclusivas para o console, esta edição apresentou melhoras significativas nos gráficos, graças ao poder da nova geração de videogames.
O modo "Seja um Pro" fez sua primeira aparição na série. Com ele, era possível controlar apenas um atleta em campo, ao invés de controlar todo o time. Este recurso ainda está presente nos jogos atuais da franquia.
2008: Fifa 09
Algumas melhorias de jogabilidade foram trazidas em Fifa 09. O modo "Seja um Pro" foi aprimorado, agora possibilitando que o jogador controlasse um atleta já existente ou criado por ele no Modo Carreira por até quatro temporadas.
O controle da comemoração de gol fez sua estreia nesta edição da série. Ao contrário do que acontecia nas versões anteriores, onde o jogador assistia a uma pequena cena de comemoração, agora era possível efetuar uma coreografia pressionando certa combinação de botões.
2009: Fifa 10
Fifa10 trouxe muitas inovações, como uma grande melhora no Modo Dirigente, com a adição do recurso Total Football Experience, que permitia que os jogadores visualizassem informações de outros jogos enquanto jogava o modo de carreira. O Assistente Técnico também fez a sua estreia, auxiliando o jogador na escolha do elenco que entraria em campo com base na dificuldade do jogo seguinte.
Esta edição também trouxe melhorias na jogabilidade. Aprimoramentos no posicionamento dos jogadores faziam com que evitassem atrapalhar passes que não foram direcionados a eles e se atirassem para bloquear chutes adversários.
2010: Fifa 11
Em Fifa 11 o Modo Dirigente foi substituído pelo Modo Carreira. Esta modalidade permitiu que os jogadores comandassem um clube, escolhendo elenco, táticas e posições. Ainda era possível jogar por uma temporada como um atleta, no modo Be a Pro, ou através do modo Jogador Treinador, no qual além de controlar um atleta, o jogador deveria gerenciar a equipe.
Nesta edição os jogadores também puderam, pela primeira vez, controlar um goleiro no Be a Pro. Ao contrário de jogos anteriores, onde somente era possível controlar os 10 jogadores de linha, no Fifa 11 foi possível comandar o goleiro utilizando os analógicos para realizar defesas.
2011: Fifa 12
Fifa 12 implementou três novas mudanças de jogabilidade: o Motor de Impacto renovado, a Defesa Tática e o Drible de Precisão. O Motor de Impacto trouxe um novo sistema de animação que variava de acordo com os jogadores e as forças físicas envolvidas na colisão.
O novo sistema de Defesa Tática passou a valorizar mais o posicionamento dos jogadores, ao contrário dos jogos anteriores, em que os defensores se posicionavam automaticamente para roubar a bola. O sistema de Defesa Tática dava mais liberdade aos jogadores, que decidiam a hora certa de “dar o bote”.
A terceira e última grande mudança para a série foi o Drible de Precisão. Ele desacelerava a partida, iniciando uma espécie de câmera lenta, permitindo que o jogador realizasse os comandos com mais calma, driblando com maior precisão.
2012: Fifa 13
Como já é característica da franquia, Fifa 13 veio recheado de novidades. O título trouxe melhorias no Motor de Impacto, tornando as colisões ainda mais realistas, e na IA, fazendo com que os atletas busquem o melhor posicionamento em campo, possibilitando a criação de jogadas mais aprimoradas.
Além destas melhorias, Fifa 13 trouxe também o EAS FC Match Day e o First Touch Control. Através do EAS FC Match Day eventos do mundo real passaram a influenciar os times, como contusões e suspensões. Já o First Touch Control fez com que a força do passe, a trajetória da bola e a habilidade técnica do jogador determinassem a forma com que a bola era dominada pelo jogador que a recebe.
Com o anúncio do Fifa 14 muita expectativa foi criada acerca das melhorias que ele trará para o gênero. A EA Sports já anunciou mudanças na jogabilidade como um aprimoramento do First Touch Control, além de um sistema para dar mais realidade aos chutes. Com a chegada da próxima geração de consoles, a perspectiva é de que a franquia inove cada vez mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário