No começo da década de 90, surgiu um game que se tornaria um clássico dos jogos de corrida, e seria lembrado até hoje pelos seus fãs, Top Gear, um clássico para SNES.
Top Gear foi lançado em 1992, publicado pela Kemco e desenvolvido pela Gremlin Graphics, foi o primeiro jogo da franquia lançada para Super Nintendo.
O game era mais voltado para o estilo Arcade, onde o carro sempre seguia para frente, desviando dos obstáculos, começando nas ultimas posições era necessário ultrapassar a todos para continuar prosseguindo.
Isso me faz ressaltar uma das coisas que me incomoda um pouco, se você está no campeonato até a terceira corrida em 1º, mesmo garantindo o título, se você não chegar no mínimo em 5º lugar na quarta prova, você leva um simpático Game Over, isso acaba frustrando um pouco, pois não importou você ter sido campeão antecipadamente ou não.
Os campeonatos em Top Gear se passavam em países ou continentes (exceto a Escandinávia e Reino Unido), cada qual com 4 provas. Eram ao todo 8 diferentes campeonatos, eles eram EUA, América do Sul, Japão, Alemanha, Escandinávia, França, Itália e Reino Unido. O interessante era que em cada cenário você tinha detalhes da cidade onde estava correndo ao fundo, por ex. na Itália, quando era a corrida de Roma, dava para ver o Coliseu ao fundo do cenário.
Top Gear contava com 4 carros selecionáveis, era os carros Vermelho (Cannibal), Azul/Verde (Weasel. OBS:Sempre achei azul, mas tem quem diga que é verde) Branco (Sidewinder) e Roxo (Razor), cada carro contava com características diferentes, o Vermelho era mais veloz e consumia mais combustível, Azul/Verde era o carro mais equilibrado (sempre escolho esse), Branco era o mais lento, só que contava com maior aderência e menor consumo de combustível e o Roxo, era quase igual o Azul, só mudava que era um pouco mais lento e com menor aderência nas curvas.
Uma coisa que era divertido de ver na época, foi a interação dos pilotos durante a corrida, várias vezes quando você batia o carro, vinha um balãozinho, tipo aqueles de quadrinhos, xingando alguma coisa, ou mandando um oponente sair do caminho e no momento do nitro, vinha o mais famoso até hoje “Let’s Go”.
Não da para falar sobre Top Gear e não citar sua famosa trilha sonora, que conta com clássicos dos games até hoje, eram 4 músicas apenas, mas todas marcantes, desde a 1ª que todos conhecem, até a 3ª um pouco mais pesada, que chegava a dar até uma motivação a mais, eu particularmente sempre gostei da música que toca nas ultimas corridas do campeonato.
Por incrível que pode parecer. Top Gear é um famoso jogo apenas no Brasil, no resto do mundo ele não é tão clássico quanto aqui, é considerado um game mediano, o sucesso aqui é tão grande que na Video Games Live (um concerto de música do mundo dos vídeo games), foi inserido o tema principal, depois de tanto assedio dos fãs.
Algumas pequenas curiosidades, no cenário do Lago Ness, é possível ver o famoso monstro ao fundo e notar algumas placas escritas “Beware Monster” (cuidado com o monstro). Outra curiosidade é bug existente no jogo, se na linha de chegada, você bater nela, da para conseguir 2 posições. Ex. Chegando em primeiro e conseguir fazer o Bug, o corredor acaba chegando em 1º e 2º, conseguindo a pontuação das duas colocações.
Bom que Top Gear é um clássico todos sabemos, mas o melhor é como o jogo continua bom até hoje, da para jogar várias vezes e não se cansar das pistas, ou trilhas sonoras. Aqueles que tem a oportunidade de jogar novamente em emulador ou Snes mesmo, joguem, pois é sensacional.
Boa Diversão e "Let's Go!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário