Inteligência Artificial, contudo, não consegue jogar 'Tetris', diz criador.
Um cientista norte-americano afirma ter criado uma Inteligência Artificial (IA) capaz de jogar o game clássico "Super Mario Bros.", de 1985, e outros games antigos lançados no videogame Nintendo Entertainment System, o NES, de acordo com reportagem da "Wired".
O programa de IA foi apresentado por Tom Murphy na feira de ciência da computação SigBovik 2013, que disse à revista que o trabalho que ele desenvolveu é "100% real".
Veja o vídeo do cientista:
O programa de Murphy usa "ordenação lexicográfica", um sistema matemático usado para ordenar valores. Com isso, o criador desenvolveu dois programas: um, chamado LearnFun, em que ele gravou a si mesmo jogando a primeira fase de "Super Mario Bros." algumas vezes e gravou estas informações junto com os dados contidos no cartucho do jogo - incluindo localização de inimigos e quais os botões pressionados até o final da fase; o outro se chama PlayFun, que é a Inteligência Artificial, que tinha como missão melhorar a pontuação feita por seu criador.
Para fazer o computador entender o motivo de ele ter que melhorar a pontuação no game, ele permite que a máquina aumente seus valores de RAM. Assim, ele tenta descobrir a sequência necessária para ter um resultado melhor toda a vez que joga o game.
Além de "Super Mario Bros.", a IA consegue jogar "Bubble Bobble", "Karate Kid", "Adventure Island" e "Pac-Man", mas não obtém um resultado satisfatório em "Tetris". O motivo, segundo seu criador, é que a IA tenta aumentar a sua pontuação do modo mais fácil e simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário