O Corinthians não entrou em acordo sobre valores com a Electronic Arts (EA) sobre uso do nome e dos uniformes do clube para uso no game "Fifa 14", informou o clube ao G1 nesta quarta-feira (17). As duas partes dizem que ainda negociam e que o time pode ser incluído até o lançamento do jogo, previsto para 26 de setembro. A empresa e o clube não informaram o valor em negociação.
A Warner Bros., que publica games da EA no Brasil, realizou um evento na noite de terça-feira (16) em que anunciou que a nova versão do game de futebol já tem confirmados 19 times brasileiros, mas não apresentou dois da Série A: Corinthians e Bahia.
[Atualização: Nesta quarta-feira (17), a Warner Bros. informou ter errado na divulgação da lista de times confirmados para o "Fifa 14". A Portuguesa está entre os confirmados, enquanto o Ceará, que apareceu na apresentação do jogo à imprensa, não está confirmado.]
Ao G1, o departamento de marketing do Corinthians informou que está "em negociação" e ainda "não fechou acordo" porque os valores não bateram. "Estamos em negociação e ainda não fechamos nada porque os valores não entraram de acordo com a expectativa do clube", disse Gabrielly Albertini, assistente de marketing do Corinthians. Mais detalhes sobre a negociação não foram relevados.
Por enquanto, o Corinthians está de fora, pois um acordo para a sua inclusão no game ainda não foi fechado, segundo o produtor brasileiro da EA Sports, Gilliard Lopes, ao G1, durante evento realizado na terça-feira. Até o lançamento do jogo em setembro, a produtora disse que mais times poderão ser anunciados.
“Ainda [não está no jogo]. Nós hoje anunciamos 19 clubes com os quais a gente já fechou parceria de licenciamento no Brasil. Não é o último anúncio que nós vamos fazer. As negociações continuam acontecendo até praticamente o dia em que sai o jogo”, disse Lopes.
Em edições anteriores de "Fifa", o Corinthians não foi licenciado, sendo chamado de C. Paulista. Até a versão "Fifa 13", o Internacional de Porto Alegre não era licenciado e, com isso, era chamado de I. Porto Alegre. Embora o nome e os uniformes usados são genéricos quando há falta de licenciamento, os jogadores da equipe tem seus nomes e aparências reais. No evento, a versão de "Fifa 14" disponível para testes apresentava a equipe corintiana com o seu elenco atualizado. Porém, o uniforme do clube ainda era o da temporada 2012.
Da série A do Brasileirão estão confirmados Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Ponte Preta, Santos, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória. Palmeiras, da Série B, está no game por já ter contrato com a EA. O Ceará, clube que está na série B do campeonato, teve o seu brasão apresentado durante o evento da EA. Entretanto, em release divulgado na manhã desta quarta-feira (17) pela própria EA, a empresa confirma a Portuguesa no game, mas não cita o time cearense.
Portuguesa e Bahia
Procurada pelo G1, a Associação Portuguesa de Desportos disse que fechou um contrato de cinco anos com a Electronic Arts e não entende porque não apareceu no anúncio de "Fifa 14". "Deve ter sido algum erro deles", disse Dino Vieira, assistente de marketing do clube paulista. "Temos um contrato e mandamos os uniformes. Está tudo certo e a Portuguesa estará presente em 'Fifa 14'.
O G1 procurou o Esporte Clube Bahia para saber porque não está licenciado, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Trilha sonora
O rapper Marcelo D2 também participou da apresentação de "Fifa 14" no evento da Warner Games. Se declarando jogador assumido do game desde sua primeira edição, D2 afirmou que representará o Brasil na trilha sonora no jogo. O título da canção não foi anunciado.
América Latina
"Fifa 14" também poderá ter times oficiais das ligas argentina e chilena quando o game for lançado em 24 de setembro, de acordo com informações dos sites "Punto a Punto", da Argentina, e do "Soychile", do Chile.
Segundo o site argentino, o time Club Atlético Belgrano e mais cinco equipes do país, entre elas o Newell Old Boys, teriam assinado contrato com a EA. O contrato seria de dois anos. Outros times que estariam confirmados são River Plate, Boca Juniors, Independente e San Lorenzo.
Por conta de ter times argentinos e um jogador chileno na capa, rumores apontam que equipes do Chile, além de outros países da América do Sul, como Uruguai, Colômbia e Paraguai, podem aparecer no game. Com isso, ganha força o fato de haver uma Copa Libertadores no game, mesmo que não use o nome oficial da competição, cujos direitos são da Konami.
Questionado sobre os times sul-americanos, Gilliard Lopes disse que "o mercado local é importante e que querem ter mais clubes do continente", mas ainda não tem anúncio para fazer.
No game "Pro Evolution Soccer 2014", da Konami, a Copa Libertadores aparecerá oficialmente, do mesmo modo que ocorreu na edição lançada em 2012.
"Fifa 14" será lançado em 24 de setembro e terá versões para PlayStation 3, Xbox 360 e PC - o jogo não será lançado para o Wii U - além do Xbox One e o PlayStation 4. Nos videogames da nova geração, o título usará um motor gráfico que apresenta gráficos superiores aos dos consoles atuais. De acordo com a EA, o game também terá versões para os portáteis PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Wii e PSP.
Futebol realista
Entre as novidades do jogo está o recurso chamado "Pure Shot", que permite aos jogadores ajustar com maior precisão os passes e chutes ao gol dentro do campo. Será possível até fazer chutes mais rápidos, permitindo um tiro ao gol antes de a marcação chegar, o que não ocorria nas versões anteriores. Para equilibrar o game, os goleiros estarão melhores e terão novos movimentos de mergulho para defender com eficiência.
A empresa também promete que o game terá um novo sistema de física da bola e uma melhor inteligência artificial. Desse modo, os jogadores que não são controlados pelo gamer serão mais ativos nas partidas, ajudando em um contra-ataque e voltando para defender. Haverá uma marcação inteligente e a EA quer que os jogadores pensem a jogada junto com o usuário.
Os jogadores não perderão mais o posicionamento em campo durante um ataque do adversário e farão mais pressão para tentar roubar a bola. No ataque, os atacantes irão procurar por espaços livres para receber a bola e dar sequência à jogada.
A física dos jogadores, que permite que atletas mais pesados e altos ganhem na disputa de bola contra atletas mais baixos e magros, será mantida e aprimorada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário