Google+ Style Gamer: Microsoft anuncia novo Xbox One, concorrente do PlayStation 4 Google+

terça-feira, 21 de maio de 2013

Microsoft anuncia novo Xbox One, concorrente do PlayStation 4

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (21) o Xbox One, videogame de nova geração da empresa que chega ao mercado para concorrer com o PlayStation 4, da Sony, e o Wii U, da Nintendo.
Como novidade, a evolução do Xbox 360, lançado em 2005, tem gráficos melhores, uma melhor versão da rede on-line Xbox Live e drive de Blu-ray para os jogos.
O novo console apresentado na sede da Microsoft, em Seattle, nos Estados Unidos, será lançado mundialmente no final do ano, informou Don Mattrick, presidente de negócios de entretenimento interativo da Microsoft.
O preço e a data exata de lançamento do console não foram revelados. Mais detalhes são esperados para a feira de games E3, em junho, nos EUA.





A Microsoft quer colocar mais do jogador nos games. "Você e sua TV terão um novo relacionamento", disse a empresa na abertura do evento.
"A sala de estar mudou radicalmente nos últimos anos com a internet em nuvem e sensores de movimentos. Podemos melhorar a sala que ficou tão complicada, fragmentada, desenhar e construir um sistema que atende a nova geração de games, TV e entretenimento", disse Mattrick.
"Queremos algo simples, instantâneo e completo", comentou o executivo ao apresentar o novo console.
O One apresenta o sensor de movimentos Kinect, que será vendido junto com o aparelho, além de um novo modelo de controle do Xbox 360, mais moderno, mas mantendo o design.
Novo Kinect 
O novo Kinect reconhece a voz do jogador e já conecta no perfil do usuário do Xbox, informou Yusuf Mehdi, vice-presidente de negócios de pela última vez como os últimos jogos, filmes e músicas acessados.
"O objetivo da Microsoft é manter todo o entretenimento do jogador no videogame", disse Mehdi.
O Xbox One também quer mudar o modo como as pessoas assistem à TV ao vivo. Ao falar "Xbox, Live TV", o usuário é levado ao último canal que estava assistindo. Usando comandos de voz, o consumidor alterna instantaneamente as funções do console como games, TV ao vivo, filmes digitais, músicas e navegador de internet. Não há tempo de carregamento, de acordo com o executivo.
O Kinect 2, que captura imagens em 1080p, é capaz de identificar os movimentos das mãos, a rotação dos punhos e a profundidade. O sistema captura mais juntas do corpo humano e consegue identificar onde estão os músculos, o que será usado em jogos de exercícios.
O novo Kinect também usa gestos para estes comandos. Ao abrir os braços e fechar as mãos, como se agarrasse na tela, e fechasse os braços, a tela do filme, por exemplo, é minimizada. O movimento contrário abre o aplicativo e maximiza a tela.
A Microsoft também apresentou uma versão do Skype para o Xbox One. O aplicativo permite chamadas em grupo.
No Skype, o usuário pode atender uma chamada de vídeo enquanto assiste a um filme ou joga um game. A chamada é exibida no canto da tela, permitindo manter a atividade anterior.




TV interativa
No recurso de TV ao vivo, em uma partida de basquete, por exemplo, o Xbox One apresenta informações do placar da rodada.
A interatividade poderá ser usada em eventos como o "Super Bowl" ou nas eleições presidenciais. Há guia de TV, permitindo, por meio de comandos de voz, decidir qual programa e qual canal assistir.

Com os comandos de voz, basta citar o nome do canal ou do programa para que o Xbox One acesse o conteúdo desejado. Não é mais necessário memorizar os canais ou usar o controle remoto.

O recurso também coleta dados sobre o que outros donos do Xbox One estão assistindo para criar um recurso similar aos "Trending Topics" do Twitter.






O console 
O Xbox One terá processador de 8 núcleos AMD Jaguar, 500 gigabytes (GB) de espaço de armazenamento em disco rígido, 8 GB de memória RAM, drive de Blu-ray, Wi-Fi embutido, HDMI e três sistemas operacionais embutidos, detalhou Marc Whitten, gerente geral de Xbox, na Microsoft.
O aparelho promete ter jogos com resolução a partir de 1080p, alcançando até 4K, segundo a Microsoft.



Novos controles
O controle do Xbox One tem 40 mudanças em comparação com o controle do Xbox 360. "Há mais precisão nos comandos, na pressão dos botões", disse Whitten.

O tablet ou smartphone do usuário também servirá de controle para o Xbox One, servindo tanto de segunda tela como de joystick para determinados jogos.

Ao pegar o joystick na mão, o Kinect reconhece o jogador e o controle, criando novas possibilidades para os desenvolvedores.
Xbox Live
A rede Xbox Live, sucesso no Xbox 360, manterá o mesmo sistema de assinatura usado atualmente.
"O conteúdo ficará disponível na nuvem, e o usuário poderá acessar músicas, e filmes em qualquer lugar, pelo tablet ou smartphone. Será possível editar e compartilhar vídeos de jogos na Xbox Live", explicou o gerente geral de Xbox.
As conquistas, que definem a reputação do jogador de Xbox, serão dinâmicas e permitirão procurar por jogadores mais compatíveis com o usuário, com base nas conquistas.
"Os jogos, por meio da nova Xbox Live, terão mundos on-line persistentes", disse Whitten.

Um comentário: